Warning: include(/var/chroot/home/content/74/9643274/html/alebeu/press.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/content/74/9643274/html/wp-settings.php on line 228

Warning: include() [function.include]: Failed opening '/var/chroot/home/content/74/9643274/html/alebeu/press.php' for inclusion (include_path='.:/usr/local/php5_3/lib/php') in /home/content/74/9643274/html/wp-settings.php on line 228
Um campo, uma história e uma pergunta

Um campo, uma história e uma pergunta

Hoje o novato ficou em casa, decidiu aproveitar o dia para contatar alguns amigos no Brasil e planejar as atividades da semana.

Mas, seguindo o propósito de atualizar o blog diariamente, decidi dedicar este post a algo que vi ontem, em Bedford, e que achei muito bonito.  Trata-se de um campo para caminhada aberto ao público (a public footpath) que fica praticamente em frente à casa sobre a qual escrevi ontem. O mesmo pode ser visto na foto ao lado.

Olhando-se esta foto, em um primeiro momento, parece que estamos vendo um simples campo. Mas quando se lê os dizeres da placa (você também consegue, é só dar um zoom e praticar um pouco o inglês), percebe-se que há muita história ali.

A placa diz que em 9 de setembro de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, um bombadeiro inglês foi abatido e caiu neste campo. Dois soldados morreram, eles tinham apenas 23 e 20. Outros dois soldados sobreviveram à queda, e foram resgatados. A história termina com os dizeres: “Quando passar por este campo, lembre-se destes dois jovens soldados que fizeram o último sacrifício por seu país e por nosso futuro”.

A última Grande Guerra realmente foi algo marcante para toda a Europa e mesmo quase 70 anos depois ainda é possível encontrar muitas recordações como esta por aqui. Talvez para nós, brasileiros, isso pareça um tanto distante, pois se pararmos para refletir, vivemos em um país onde lutamos muito pouco, de fato, por nossa liberdade. Talvez por isso sejamos um povo que aceita tanta leviandade de nossos governantes e líderes; talvez nos falte entender o quanto custa a liberdade, compreensão essa que somente aqueles que um dia a perderam de fato conseguem alcançar.

Enquanto contemplava o campo, mentalizei a guerra, a cena do avião caindo em meio às chamas, dos dois jovens que perderam a vida, dos outros dois que foram salvos, talvez dos moradores correndo para socorrê-los… Por que as situações difíceis têm tanto poder para unir os homens em um único pensamento? Acho que temos muito ainda a refletir sobre isso.