Qual a melhor camera digital para voce?

Vira e mexe alguem me pergunta sobre cameras, e no ultimo post a Ale fez pergunta, e isso me inspirou a escrever um post sobre cameras.

Atualmente com toda a tecnologia que envolve uma camera digital, para decidir qual a melhor camera para voce eh preciso considerar varios fatores.

O mais forte de todos como sempre eh o preco, tenha em mente um valor limite para sua aquisicao, mas nao se iluda com o tamanho, hoje em dia uma compacta pode custar mais caro do que uma SLR.

Compacta todo mundo sabe qual eh, as pequenas que podem ate ser menores que um celular. Mas pouca gente sabe o que eh uma SLR, a sigla eh abreviatura de “single lens reflex” e trocando em muidos, seria as cameras proficionais ou semi-profissinais.

SRL

Atualmente os precos das SRLs estao bem competitivos, o que atrae muita gente. Entretanto o que muitos nao se da conta que esse eh o preco do corpo da camera, acompanhado de uma lente comum. As SRL sao extremamente poderosas, mas grande parte dessa capacidade esta associada a lente que voce usa.

Os dois modelos mais vendidos no mercado de SLR sao:

Canon 400D e Nikon D40, as duas tem precos equivalentes, e qualidade tambem. Aqui na Inglaterra eh possivel comprar uma delas a partir de ?300.00, corpo. E eh exatamente ai que o negocio pega, o preco de lente pode variar de ?80.00 as ?4,000.00.

Cada lente tem angulo e zoon diferente, e dependendo de quao afixionado voce eh por fotografia, voce ira precisar de no minimo 2 ou 3 lentes (meu caso). Um profissional mesmo gasta muito mais dinheiro com lentes do que qualquer outra coisa. Por essa razao quem comeca com Canon ou Nikon nao muda para outra, porque vc pode mudar o corpo da camera para um mais moderna e como mais pixels e as lentes continuam as mesmas, a Canon tem uma extra vantagem sobre as outras, mesmo as lentes da cameras anolagicas server no corpo da digital.

Os inconvenintes ficam por conta de ter que trocar as lentes, e que carregar o peso do equipamento em viagens, sem falar no cuidado especial que pede esse tipo de equipamento, praia? Nem pensar! – AH! Vale lembrar que a tela de vizualizacao nao funciona na hora de bater a foto, isso se da por causa dos espelho no corpo da camera, entao a vizualizacao eh no metodo tradicional, olho no visor.

Por outro lado, apenas com a lente comum voce ja pode tirar fotos de excelente qualidade, basta um pouquinho de paciencia para ler o manual, e a resposta ao click eh igual as cameras antigas, clicou-fotografou, nao se perde um unico segundo.

Compactas

Na hora de escolher uma camera compacta o mais importante eh o tamnho do seu bolso, nos dois sentidos.

Se voce quer algo pequeno, eu nao saberei qual te indicar, a unica que eu testei ate hoje foi uma Olympus serie “?”, uma das primeiras, e nao gostei muito. Logico, muita coisa evolui de la para ca.

Nas minhas revistas de fotografia sempre vem “review”, e a PowerShot da Canon sempre esta no topo, mais uma vez Canon como favorita, Ciber-shot da Sony tambem sempre eh bem cotada.

Agora se seu bolso for um pouco maior, eu indico as cameras que tenha um numero alto de zoom optical, elas sao maiores e mais pesadas, mas velem muito a pena. Esqueca pixels na hora de escolher uma camera (claro nao pegue nada com menos que 5mp, pq ja esta ultrapassado), o mais importante que uma compacta pode te oferecer eh o OPTICAL  ZOOM . Digital zoom nao serve para nada, a imagem perde completamente a qualidade.

Antes da minha SLR eu usei uma Olympus serie “C” que ja esta fora de linha, a sua substituta eh a serie “SP”, a top de linha eh a “Olympus SP-550″ com 18X  Optical Zoom, e essa eh uma das coisas que a Olympus sempre manteve em vantagem sobre as demais marcas, o maior zoom disponivel na catagoria.

A bem pouco tempo um testei uma PowerShot serie “S” da Canon, e fiquei boba com a resposta rapida ao clique e com a excelente qualidade, mas mesmo a top de linha da serie, a “Canon Powershot s5″ nao tem o mesmo zoom oferecido pela Olympus.

 

Minha preferencia:

SLR – Canon ou Nikon

Compacta – Olympus ou Canon


12 Comments

  1. Ana

    estou querendo comprar uma maquina compacta e tenho algumas duvidas tais como qualidade da foto como tb a qualidade da maquina em durabilidade pensei em comprar uma kodak, mas quase ninguém fala dela quero uma sugestão de uma máquina para o dia-a-dia, garata

    Reply

    • Juliano

      Kodak e fuji são ótimas, são de anos e anos essas marcas e são voltadas somente em imagens

      Reply

  2. Canon 450D Slr, novissima | Login Style

    [...] uma lida nas novidades do mundo fotografico buscando novas ideias para dar sequencia nos posts sobre fotografia e cameras, e dou de cara com a novissima Canon 450D, lancada dia 24 de [...]

    Reply

  3. Ricardo

    Procuro uma Camera Digital compacta, não sou profissional mas gosto bastante de fotos.
    Qual destes modelos vocês me recomendam:

    Canon SD790
    Nikon S710
    Panasonic FX150
    Panasonic TZ5

    Valeu!!!

    Reply

    • Juliano

      As 4 são ótimas, ai fica difícil… pegue com maior x zoom! E não vá pela quantidade de megapixels, isso é ilusão! Escolha pela resolução tanto x tanto! Abraço

      Reply

  4. ana claudia dos santos moraes

    pra mim a melhor é a sony cyber shot eu tenho uma é otima demais…

    Reply

  5. Dani

    Eu acho que vou comprar uma “Camera Digital Sony Dsc-W210 12.1″… Será que vale a pena? Apenas para fotos amadoras… Obrigada pela atenção!
    Abraço pro pessoal! (((>___<)))

    Reply

    • AleB

      @Dani,
      a Sony tem otimas cameras, e voce com certeza vai gostar do resultado ;-)

      Reply

      • Dani-chan

        @AleB, Brigada pela resposta! Eu acho que vou comprar essa mesmo!
        bj

        Reply

    • Juliano

      Boa sorte, eu não compraria!!! Gosto é gosto!

      Reply

  6. Juliano

    Nikon e Olympus é ótima, eu não curto sony, são muito populares e fracas!

    Reply

  7. Átila

    Na minha opinião, eu também não sou muito fã de Sony. Muitos fabricantes , como a Canon, a Fujifilm, a Nikon, a Leica, entre tantas outras, são marcas que eu considero ter muito mais qualidade e tradição, além de elas mesmas produzirem suas próprias lentes e com altíssima qualidade, a qual a Sony perde para as concorrentes. Mesmo que ela compra lentes de qualidade, como é o caso das lentes Carl Zeiss. Nós sabemos que as lentes possuem um papel muito importante na forma de como a imagem é exibida, porém, ela não é o único fator que determina a qualidade da imagem. Depende também da qualidade do sensor. E é neste ponto que as câmeras digitais da Sony, de modo geral, se desvantajam.

    Reply

Leave a Reply

*

CommentLuv badge