Concorrencia/Competicao na Blogosfera, se existe?

A convite do Norberto do Escrita torta em linha reta, e tambem do Rodrigo do BlogAjuda, estou participando da meme iniciada pelo Carlos Carvalho do iftk.com.br com o post “O futuro da blogosfera brasileira: ate onde concorremos? [Meme]

Technorati Tags: , , ,

 A primeira coisa que me veio a cabeca foi: baseado em qual conceito de Blogosfera Brasuca eh que devo julgar?

blogosferabrasucaPergunto porque para mim a Blogosfera Brasuca eh muito mais do que os blogs utilizando conceitos de SEO em suas paginas, e com post feitos de palavras chaves voltados aos criterios Adsense.

Nada contra, muito pelo contrario o Login existe justamente para explorar tudo isso, mas esses blogs todos, apesar de ser um numero relativamente grande, representa apenas uma parte da Blogosfera Brasuca.

Os Nerds, os Miguxos, as Mulherzinhas, os Plagiadores, os blogueiros de Titulos… Queira ou nao, cada um representa uma boa fatia da Blogesfera, e isso se explica pelo simples fato de que existe gosto para tudo.

E olhando por esse contexto eu diria: Existe sim concerrencia e competicao entre os grupos e ate dentro deles.

Num universo predominante masculino, os Nerds, Geeks & cia alimentam seus blogs com um melhor conteudo, por isso se acham no direito de ganhar mais com isso. So que os Blogueiros de titulos, abocanham uma boa fatia de leitores, principalmente leitores analfabetos, !OPS! que nao gostam de ler. Isso quando nao chega o plagiador e passa a perna nos dois.

Blogar hoje em dia eh algo que qualquer ser com dois neuronios pode fazer, e qualidade nem sempre eh percebida aos olhos nus daqueles que caem pelo Google, ou os conhecidos paraquedista.

E quase como se fosse um Universo Paralelo, um outro grupo da Blogosfera prodominante feminino, Donas de casa e Miguxas, andando na contra-mao competem entre si pelo melhor layout, as melhores fotos, e porque nao o maior numero de comentarios, alheias a qualquer conceito de Web 2.0, paginas e categorias eh coisa do outro mundo, adsense nao tem senso do ridiculo, feed deve ser algo malcheiroso e “meme” ainda eh batata quente.

Mas e dai?? O importante mesmo e se divertir! Diga-se de passagem voce pode encontrar por ai blogs assim, com numeros tao altos de comentaristas e leitores, a ponto de fazer inveja a muitos ProBloggers por ai.

Por manter tres blogs totalmente diferentes e situados em grupos diferentes da Blogosfera, eu acredito que Concorrencia e Competicao nao eh algo ruim, e deve continuar existindo ate mesmo para estimular qualidade.

Limites para isso??? Ai eh com o bom senso e educacao de cada um.

Pessoalmente sempre me vejo estimulada a melhorar quando frente a competicao. Faco por prazer e estou sempre aprendendo como os BONS.

Uma coisa eh muito certa, dentro de cada grupo ou panela que se forma, todos os blogueiros que conheci ate hoje sao extremamente solidarios, e essa solidarieda sempre e recompensada por mim atraves de alguns clicks nos anuncio de quem me estende a mao. :-)

OBS: Claro que generalizei e tambem busquei os extremos da Blogosfera, entre um grupo e outro existe milhares que blogam apenas por satisfacao pessoal, sem se preocupar com nada disso. E por consequencia geram blogs de excelente qualidade.

E meus convidados para continuar essa meme nao poderiam ser diferentes:

Simetria, mantido pelo Paulo, um blog diversificado e rico em informacao.

Lino, um blog de opiniao, sempre movimentando a blogosfera com excelentes ideias, debates e postagens coletivas.

Luma, alguem que bloga exclusivamente pelo prazer de escrever e conhecer novas pessoa, sem duvida uma “Luz” na Blogosfera.


16 Comments

  1. Mercia

    Ale,
    as vezes noto uma competição pelos blogs que leio… mas normalmente isso não me aflige.
    acho que devemos ter uma boa conduta e esperar o mesmo dos outros.

    mas muito legal o seu texto!

    beijos

    Reply

  2. Maíra

    Existe competição na blogosfera sim, é escancarado, eu não ligo muito a isso, mas acho que nos grupos mais interessantes, como nos blogs de informação ou tecnologia a competição pode fazê-los melhorar, ultrapassar o outro pode trazer mais qualidade aos blogs, sabe? Só não pode é virar guerra ou briga internautica, né?!
    Bjão
    p.s.: Precisamos conversar sobre o convite ;-)

    Reply

  3. Luma

    Ale!! Vou ter que dar sequência a esse meme, já me passaram a peteca. Salutar reflexão para que muitos blogueiros pensem se realmente vale a pena entrar em qualquer concorrência ou simplesmente tentar fazer diferente.
    Bom dia!! Beijus

    Reply

  4. Norberto Kawakami

    Você falou bem. Às vezes nos esquecemos que há mais pessoas blogando no Brasil. Ficamos focados demais no nosso nicho e achamos que a blogosfera é aquilo.
    Tem gente que até hoje não sabe o que é um trackback nem um pingback, mas nem por isso deixam de blogar.

    A competição é saudável quando fazem todos crescerem e por enquanto a blogosfera é assim.

    abraço

    Reply

  5. Paulo Villela

    Ale,
    Antes de mais nada, obrigado pelo convite, é sempre gratificante ser lembrado. Mas eu já participei dessa meme.

    Todos que possuem um blog fazem parte dessa blogosfera. Mas como em outras áreas, há diversos nichos onde cada um se encaixa naquele que se combina mais, ou como no meu caso, procuro me dar bem com todos.

    abs

    Reply

  6. Lino

    Alê:
    Acho que há, sim, uma divisão e grupamentos na blogosfera, como você assinalou. Mas não vejo esta concorrência entre os blogs. Cito como exemplo a lista Blogosfera, onde os chamado probloggers discutem seus problemas. O que vejo é solidariedade, divisão de conhecimento e ajuda entre os blogueiros. E todos estão disputando o mesmo espaço, buscando fazer algum dinheiro.
    O desafio está aceito e vou voltar a falar do assunto no blog.

    Reply

  7. Grace Olsson

    Querida Alê, obrigada pelo TOMATE….Há em toda sociedade a concorrência. Mesmo por quê eu acredito que ela exista e corrobore para que, através disso haja mudanças.NO pensar, no agir e no se comportar.MAs, agrupar-se fz parte da natureza humana. No entanto, quando o H decide se agrupar em definitivo sem olhar ao redor, ele perde a capacidade e a análise real da vida, em si. Na blogosfera, eu tenho amigos em todas as áreas. E cada um tendo me ensinado um pouco. O que não me impediu de ser atacada, recentemente, de forma covarde. Mas aí eu fiz uma descoberta: a blogosfera é o espelho de uma sociedade real. Sim…É feita de gente de carne e osso…
    A solidariedade humana na blogosfera é estonteante e eu posso falar isso de carteirinha. Salvo duas críticas que recebí, as demais pessoas foram todas de apoio à causa dos refugiados. E amanhã, quando eu colar grau, o nome BLOGUEIROS vai está em meu discurso.Pelo simples fato de que foi com ajuda deles que eu pude AJUDAR aos refugiados…
    Eu adoro mudar de templates e vc sabe disso.Mas, não estou inclusa naquele nicho que o faz por concorrer com A ou B.Tenho alma cigana…adoro mudar…sair da mesmice, voar, mudar…Se eu pudesse mudaria com cores do arco-íris a blogosfera.AMO CORES.LEIO BLOGS EM PRETO E BRANCO.Mas, nao me fazem felizes…Eu amo VIVER e VIDA é COR. E sem ela nada seria.
    Enfim…a blogosfera é uma parte do meu mundo.E mutia gente afirma blogar por brincar.Eu, não…eu escrevo um blog para o futuro.Quando eu me for, meus netos lerão e vao saber quem foi a avó deles…E espero que se orgulhem de mim quanto eu me orgulho das mulheres que me educaram.beijos

    Reply

  8. Ciça

    EU SOU O OBS, eu sou OBS… ai Alê, quase que vc tb me excluia. Chega prendi o folego aqui

    Reply

  9. Login Style @ Web

    [...] Grace Olsson: Querida Alê, obrigada pelo TOMATE….Há em toda sociedade a concorrência. Mesmo por quê eu… [...]

    Reply

  10. AleB

    @Cissa,
    Mas eh claro neh!!!
    Eu so leio OBS!! ehehehe

    Reply

  11. AleB

    @Grace,
    Maravilha de comentario!! Falou tudo que precisa ser dito, ate fiz citacao no post seguinte, porque era exatamente isso que eu queria dizer! Obrigada!!
    BJS

    Reply

  12. AleB

    @Lino,
    Acho que ate essa solidariedade vem a certo preco. Mas respeito sua opniao, e obrigada por participar.
    []s

    Reply

  13. AleB

    @Paulo,
    Que pena cheguei tarde!! ehehehe… Nao faz mal. Obrigada pela participacao!
    []s

    Reply

  14. AleB

    @Norberto,
    A grande diferenca entre a competicao/concorrencia na Blogosfera a uma vaga na USP (apenas um exemplo) eh que na Blogosfera tem espaco para todos.
    E acredito muito na frase do seu ultimo paragrafo.
    []s

    Reply

  15. Luz de Luma, yes party!

    Maravilhas da Blogosfera…

    A Ale (Login Style), me chamou para participar de um meme, iniciado pelo pelo Carlos Carvalho (iftk) – onde vários enfoques já foram publicados. Basicamente o mundo virtual é o espelho do real e por detrás do ecrãn existem pessoas…

    Reply

  16. Drica sforcine

    Eu não sou nada de nada, mais blog besteirada que me faz bem, quero que meus netos no futuro leiam as besteiradas que a filha do cagalechel de Marechal deodoro escrevia…hehehe é isso

    Reply

Leave a Reply

*

CommentLuv badge