Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Em defesa da inocencia - Um resumo

inocenciaHoje, com um pouco mais de tempo, dei uma percorrida por alguns do blogs que participaram da Coletiva e capturei algumas partes que mais me chamaram atencao.

Interessante que de tudo que li por ai, nao vi ninguem citando que o adulto que abusa da crianca em mais de 50% do casos, ele/a foi tambem uma vitima de abuso na infancia. Aqui se fala muito nisso, e quase sempre que alguem eh preso e levado a julgamento, sempre acaba vindo a tona que o acusado foi tambem uma vitima na infancia.

Nao defendo ninguem, abusar de uma crianca eh algo horrivel, nojento, repugnante. Mas eh uma efeito cascata, o estrago eh grande, e assim como violencia gera violencia, abuso gera abuso.

Compartilhe:
  • del.icio.us
  • TwitThis
  • Facebook
  • Google
  • E-mail this story to a friend!
  • Rec6

If you enjoyed this post, please consider to leave a comment or subscribe to the feed and get future articles delivered to your feed reader.

RSS feed | Trackback URI

11 Comentários »

Comentado por elisabetecunha
2008-02-15 22:30:42

Querida

Obrigada pelo destaque dado ao Encanto!!!

beijos!

elisabetecunha’s last blog post..SOU APAIXONADA POR ELE????..

 
Comentado por vitoria
2008-02-16 02:07:13

Obrigada pelo excerto do “Luxuriante” e sua atenção.

 
Comentado por Luma
2008-02-16 02:41:14

Ale, ainda não consegui ler todas as postagens, mas na postagem da Regina Célia, ela cita o depoimento de um juiz aposentado que hoje é presidente do Instituto Luther King. Veja um exerto: “basta considerar o fato de que 95% dos pedófilos de hoje são constituídos de crianças abusadas sexualmente, e as crianças abusadas sexualmente, hoje, provavelmente serão pedófilos de amanhã”
http://reginasimoes.blogspot.com/2008/02/blogagem-coletiva-contra-pedofilia.html
E você está certa em se referir ao efeito cascata. Por isso, há de ter prevenção. Obrigada pela participação!! :) Beijus

Luma’s last blog post..“Contra a pedofilia, em defesa da inocência”

Comentado por AleB
2008-02-16 12:58:33

Luma eu queria ter escrito no dia da blogagem abordando essa parte, mas nao achei uma unica fonte segura para basear minhas palavras por isso usei apenas a frase: “As criancas de hoje sao os adultos de amanha”.

 
 
Comentado por Carola}i{
2008-02-16 11:06:51

Alê, eu acho que a frase abuso gera abuso, violência gera violência é desculpa esfarrapada pra cometer crime. Conheço gente que sofreu abusos (de diferentes formas não só física) e conseguiu passar por cima e ver a diferença e não replicar o erro. Acredito que é uma questão de sensibilidade, senso moral e psicológico de ver que o que dói ou doeu em vc, com certeza vai ter a mesma reação em outra pessoa. Quem ainda assim faz o erro, com certeza é diabólico em espírito e QUER fazer mesmo (seja lá o que for o ato).
Ninguém pode recorrer a desculpa ‘eu sofri tb’ ou esse blah blah, pq 1) não justifica 2) não tem um ser neste mundo (a não ser que viva em uma caverna) que pode clamar ignorância ou ser amoral, pois o que é ser e errado tá sendo propagado o dia inteiro.
Nah, um dos motivos pelo qual eu não participei desta blogagem é, como vc pode ver, minha opinião sobre o assunto é meio que extremista. Eu não consigo ver meio termo.

Carola}i{’s last blog post..Diarinho e blogagem coletiva

Comentado por AleB
2008-02-16 13:07:38

Nao da para julgar o resto do mundo por nos mesmos, entendo sua postura de mae, e talvez se fosse um filho meu que sofresse abuso eu fosse capaz de matar com minhas proprias maos.
Mas nao eh desculpa esfarrapada, eh fato, eu nao sei com certeza o percentual, nao achei fontes confiaveis de estudos realizados, mas eh mais de 50%, pedofilos, no sentido de doenca patologica, foram vitimas de abuso na infancia. Por esses nao ha muito o que fazer alem de castracao quimica, muito deles sao voluntarios ao tratamento, como vc ja deve ter visto em noticiarios da BBC. Eu sei que nao justifica (nem eh esse o ponto), mas explica e principalmente ALERTA para as futuras geracoes, lembrando que a crianca que sofre abuso hoje eh um potencia pedofolico, ela precisa de carinho, suporte e na marioria dos caso tratamento psicologico para evitar que aconteca o pior no futuro.

Comentado por Carola}i{
2008-02-16 18:00:46

Não dá pra julgar o resto do mundo por nós mesmo, por isso a gente usa números, mídia e experiências pessoais, sendo vc mãe, pai, solteiro/a, desinteressado no assunto ou simplesmente desprovido da capacidade de empatia.

50% de casos de abusados serem abusadores acredito não é uma estatística real porém, isso não o ponto da minha argumentação, o meu ponto é, isso não é desculpa pra erro (ainda). (Eu entendi que vc tb concorda com isso) Aliás isso tb não explica pedofilia (no senso real da palavra pedofilo) de jeito nenhum… vc vai ver mais abaixo.

Existe um pequeno número de pedófilos que só sente atração sexual por bem, menores, não pubescentes (ou seja o doente de verdade). O resto é por pura vingança (violência gera violência, agressão gera agressão). Isso é repugnante. Isso é fato e quando exames psicológicos são feito, notasse até que pelo menos 3 entre 10 nem abuso sexual sofreram em qualquer idade. É pura (nem sei como dizer isso) falha psicológica ou falta do que fazer?

Pior deste circulo vicioso é, não basta vc ter sido abusado, no final vc estará na lista como um possível abusador? Meu, quem que vence numa situação desta? Isso não é apenas uma inverdade como ofensivo.

Insisto, a pessoa que é abusada sabe que isso foi errado com ele/a. Replicar o erro é só prova que a pessoa honestamente não aprendeu nada com o próprio sofrimento e ainda assim quer infligir em outras pessoas, geralmente gente que não tem como se defender sozinha. (Pura covardia feita muitas vezes de caso pensado, ou seja, ruindade pura). Isso é criminoso.

Meus números referente a pedofilia são entre 10, 3 são pedófilos no termo estrito e psicologicamente atestado, 7 são criminosos, geralmente com família constituida e filhos (que podem as vezes abusar dos próprios filhos), destes 10, apenas 4 sofreram abuso e não tiveram apoio e continuaram sendo abusados até o que denunciaram o agressor. A maioria nunca nem denuncia, por vergonha ou medo. Os outro 6, bem, toma alguns casos x x.
Wikipédia explica muito bem (e não me deixa mentir) a diferença entre o pedófilo e o abusador, o problema é que hoje em dia a maioria que é julgado vem com a balela ‘eu sou doente’ onde a maioria é criminoso e usa a palavra pedofília como escudo contra execução de processo judicial.

“…Estima-se que apenas entre 2% a 10% das pessoas que praticaram atos de natureza sexual á crianças sejam pedófilos, tais pessoas são chamadas de pedófilos estruturados, fixados ou preferenciais. Abusadores que não atendem aos critérios regulares de diagnóstico da pedofilia são chamados de abusadores oportunos, regressivos ou situacionais.”

(desculpe, minhas palavras estão meio fora de ordem, mas acho que faz algum sentido)

Carola}i{’s last blog post..Diarinho e blogagem coletiva

(Comentário não irá alinhar depois deste nível)
Comentado por AleB
2008-02-16 21:36:25

Carola,
Como deixei bem claro no post e na resposta ao seu primeiro comentario, eu nao estou defendendo o infrator, pq nao tem defesa nem justificativa, tao pouco tive intencao alguma de acusar a pequena vitima. A unica razao de ter tocado no assunto foi pq a poucos dias eu ouvi no radio falando a respeito de uma pesquisa citando o percentual (que nao era baixo) de pedofilos (ofenders considerados doentes e nao FDPs) que tambem tinha sido vitimas de abuso na infancia, nao apenas sexual, mas varios tipos de abuso, inclusive “bulling”, e dos tratamentos modernos para ajudar quem se enquadra nessa circunstancia, foi a primeira vez que ouvi falar da castracao quimica (http://conjur.estadao.com.br/static/text/53566,1).

So que ao pesquisar o assunto antes do dia da Blogagem, nao achei nada substancial e achei melhor deixar para la do que falar bobeira, e fiquei esperando para ver se alguem tocaria no assunto, e como a Luma escreveu no comentario dela ali acima, alguem fez mensao: “Para se ter uma idéia sua propagação , basta considerar o fato de que 95% dos pedófilos de hoje são constituídos de crianças abusadas sexualmente, e as crianças abusadas sexualmente, hoje, provavelmente serão pedófilos de amanhã.” - Eu nao concordo com o Juiz que fez essa afirmacao, para mim ele esta equivocado, esse eh um numero muito alto.

Mas pela sua participacao me colocando numa postura de “Inverdadeira” (me chamou de mentirosa, hem? :-)), decidi achar algo que tivesse haver como o que eu ouvi no Radio, so entao eu entendi o porque eh tao dificil achar informacao decente.

Antes no entanto, deixa eu te corrigir, voce entendeu errado os 50%. Eu fiz referencia ao percentual de pedofilos (doentes psicologicamente atestado) que foram vitimas de abuso na infancia, e nao o contrario, abaixo vc vai entender o que quero dizer.

Nesse artigo online, disponivel no Google Book search: (http://books.google.com/books?hl=en&id=5wcXd1UTDcoC&dq=research+child+abuse+become+abuser&printsec=frontcover&source=web&ots=SFbNgbQIh2&sig=S9niwOtBr1IYU8uRPFOygubOVx8#PPA2,M1) nao sei se vc vai conseguir abrir pois o link eh muito grande, caso nao, esse eh o nome: “Cycle of sexual abuse: research inconclusive about whether child victims become adult abusers” - Na pagina 2 ele explica como eh dificil conseguir uma pesquisa decente, por varios fatores, o principal deles eh a metodologia: retrospectiva: estudar o caso a partir do adulto que abusa de uma crianca, se puder de uma lida, nesse artigo eles dao um percentual de 79% nos casos em retrospectiva, e 0% nos casos de perspectiva, aonde o estudo foi feio apartir de criancas vitimas de abuso, o que nao eh surpressa, quem eh que sabendo que esta sendo monitorado por um estudo vai ofender?

Encontrei tambem esse artigo da BBC (http://news.bbc.co.uk/1/hi/health/2732083.stm), aonde diz que 1 a cada 8 meninos vitima de abuso se tornam ofenders, isso eh mais do que 10%, interessante que meninas nao se enquadram nessa estatisticas, porque com as meninas acontece o contrario (da uma olhada: http://jiv.sagepub.com/cgi/content/abstract/15/5/489). E frisando que nesse caso foi usada a metodologia de perspectiva, a partir a crianca. Eh tambem nesse artigo que eles falam que a criancas vitima de abuso precisa de tratamento especial para nao se tornarem ofenders. E esse era o meu ponto desde o inicio.

Tem mais esse artigo aqui: http://www.cincinnatichildrens.org/svc/alpha/c/child-abuse/faq/understand.htm, que copio abaixo:
Q. Are people who abuse children also prior victims of abuse themselves?
A. Many are, but not all. Studies estimate 30 to 60 percent of abusers were themselves abused. But abuse is only part of the story. Adults who abuse children physically may not have been abused themselves, but they likely had little nurturing or had poor role models. Such a history may spawn adults with poor self-images and poor parenting skills. These are ingredients in the makeup of an abuser. None of these factors excuses the abuse, but it may hold the key to helping the abuser.

So queria frisar mais uma vez, minha intencao nunca foi defender o ofender, tao pouco acusar a vitima de nada. Apenas quis alertar que a vitima eh quem precisa de toda atencao, carinho e suporte. Muita gente fica obsecada por vinganca e justica, e deixa de lado o mais importante que eh o suporte a vitima, ignorando ou nao querendo aceitar o fato de que essa vitima pode sim se tornar um ofender.

No fim a minha opinao nem eh tao diferente a sua, se a justica dependesse de mim, eu a faria da seguinte forma, manda castrar quimicamente ou fisicamente o infrator doente, psicologicamente atestado, e condenava a pena de morte o infrator FDP sem vergonha… ehehe… Eh por essas e outras que sou a favor da pena de morte.

Entretando, agora depois de tudo que li eu entendo pq eh um assunto tao delicado que muita gente prefere nao tocar e nao falar a respeito e ate mesmo os estudos feitos apresento varias controversias entre si.

Alias, se vc quiser continuar a conversa fazemos por telefone ou por e-mail, pq acho que ja tem muita coisa aqui que pode ser mal intepretada, e atrair gente que nao quero por aqui. OK!?

 
Comentado por Carola}i{
2008-02-17 13:10:51

Sim, no final a gente concorda com o mesma coisa.
Qdo disse ‘inverdade’ me referi a pessoa que fez o estudo, que no caso vc e eu fomos apenas coletoras de informação. E eu entendi desde o príncipio que vc não defende nem acusa nem um nem outro: a gente tá aqui pra ‘quebrar o coco’ junto já que duas cabeças pensam melhor que uma ;-)

O meu medo hoje em dia é que a maioria dos julgados neste caso nem sempre são ‘doentes’ no quesito pedofilia - são um bando de fdp que não conseguiram alguem pra bater uma pra eles ou tá querendo uma fantasia diferente. Porém ao ser julgado, recebe o tratamento de um doente e a pena de um doente, não de um sádico lazarento. Porém essa turma de sadista entre no número dos doentes e isso é onde o filtro falha.
É complicado este assunto, pq é difícil julgar alguém com disturbios desta origem e qdo a gente analisa, vc vê que tem uma linha tênue entre pedofilia e muitos outros distúrbios de psique e se a gente for julgar, é o mesmo que jogar todos na mesma panela, o que não é por ai. É muito complexo e controverso e realmente, como vc disse e onde mora o meu medo, é que é extremamente fácil de ser mal interpretado. Mas acho que foi bem esclarecedor pra nós e pra quem for ler, só aumenta informação pro próximo interessado no assunto.

:)
Carola}i{’s last blog post..Diarinho e blogagem coletiva

 
 
 
 
Comentado por Dani
2008-02-16 22:01:38

Oi Ale!!
Valeu pelo destaque do blog!! Hoje durante o plantao vou aproveitar a noite em claro pra visitar o povo!!!
Beijos, Dani

Dani’s last blog post..Pedofilia: NÃO!!

 
Comentado por Meire
2008-02-17 16:31:00

O assunto é serio e seria preciso muitas coletivas contra a Pedofilia.
Meire

Meire’s last blog post..Quadranga a nova Tanga.

 
Nome (requerido)
E-mail (requerido - não distribuído)
URI
Your Comment Tamanho da letra ( pequeno | grande)
Você pode usar <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> nos seus comentários.